Pesquisar
Close this search box.

Projetos esportivos em Sergipe podem acessar capacitação e recursos. Inscrições até sexta, 28

Organizações mais capacitadas terão acesso a maiores recursos (Crédito Divulgação)

A organização Rede Capacitação e Transformação (CT) já está com inscrições abertas para o projeto de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham iniciativas ligadas a projetos esportivos em vários estados, inclusive em Sergipe.

Com o objetivo de promover a democratização do acesso da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa ofereceu, no ano passado, mentoria gratuita a 322 instituições de todo o país, contemplando 577 agentes sociais esportivos que, juntos, atuam para transformar vidas de 176 mil beneficiários diretos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de março, no site da Rede CT.

De acordo com a gerente de projeto da Rede CT, Gigi Favacho, em 2025, a organização deseja aumentar o número de instituições contempladas pela iniciativa. “Ampliar as formações do CT significa para a gente contribuir com a mudança de perspectivas de vida de pessoas em sua maioria em vulnerabilidade social; democratizar e descentralizar o acesso às leis de incentivo e com isso contribuir também com o desenvolvimento de territórios ainda à margem das políticas públicas de desenvolvimento social”, afirma Favacho. 

ESCUTE AQUI A FALA DE GIGI FAVACHO

Dentre as iniciativas contempladas no ano passado, apenas 6% conseguem arcar continuamente com os custos fixos e investir pontualmente em ações e projetos. Apesar disso, nada menos do que 68% delas nunca tinham sido contempladas por qualquer benefício fiscal.

“Com os projetos elaborados na formação do ano I, somamos mais de R$ 63 milhões de reais que podem ser captados e convertidos em desenvolvimento. Isso representa cerca de 27% do que foi movimentado financeiramente nestas regiões pela Lei de Incentivo ao Esporte nos últimos três anos”, destaca Favacho. 

O projeto de capacitação é fruto de parceria entre o Instituto Futebol de Rua, a Nexo Investimento Social e a rede Igapó. Seus principais patrocinadores são o banco Itaú e a B3, a bolsa de valores brasileira.

Critérios de participação

Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

São oferecidas duas vagas por organização e ao menos um dos participantes da OSC deve estar formalmente matriculado em uma instituição de ensino autorizada pelo poder público. O edital está disponível aqui no site.

ESCUTE AQUI A FALA DE GIGI FAVACHO

Sobre o Projeto CT

O Projeto CT – Capacitação e Transformação conta com o apoio do Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte,

Nordeste e Centro-Oeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto, alcançando ainda mais representantes de OSCs.

Loading spinner

Compartilhe:

Isso aqui é importante!

Fazer jornalismo independente, ousado e de qualidade é muito caro. A Mangue Jornalismo só sobrevive do apoio das nossas leitoras e leitores. Por isso, não temos vergonha em lhe pedir algum apoio. É simples e rápido! Nosso pix: manguejornalismo@gmail.com

Deixe seu comentário:

CATADO DA MANGUE

Receba de graça as reportagens

Pular para o conteúdo