
Depois de vencer por três vezes e com enorme vantagem a mesma disputa para o cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o professor André Maurício tomou posse ontem, 24, como reitor temporário (pro tempore) da instituição. Sua nomeação consta da Portaria MEC 222, de 20 de março de 2025. Faltam ainda alguns detalhes burocráticos para que ele e a professora Silvana Bretas, eleita vice-reitora, assumam em definitivo.
Ontem (24), ao assinar a posse como reitor temporário, André Maurício anunciou como uma das suas primeiras medidas a criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, seguindo o modelo que é adotado por outras instituições públicas de ensino superior do país. André informou que encaminhará para o Conselho Superior Universitário a proposta de criação da pasta e que, inicialmente, ela ficará ligada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFS.
“Também vamos, como prometemos, buscar melhorias para os restaurantes universitários, como a climatização desses espaços, algo fundamental e prioritário, bem como melhorar as questões relacionadas à internet. No geral, vamos buscar melhorias para o dia a dia da universidade. Essa é a nossa luta e foi por isso que a gente ganhou a eleição”, pontuou André.
Também fazem parte do programa da nova gestão, por exemplo, diagnosticar, junto aos Colegiados de Curso, os principais pontos de evasão e retenção de alunos; viabilizar programas de garantia de permanência de alunos de baixa renda; construir uma política de enfrentamento aos que desrespeitam e violentam mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+; institucionalizar e aprofundar as normativas para inclusão e permanência de estudantes pretos, pardos e indígenas; criar comissão para implantação de residência estudantil, entre outras ações.
A Mangue Jornalismo cobriu, dentro da suas condições, as eleições na UFS. Em 2 de abril do ano passado publicamos a matéria O que se passa na UFS? Consulta pública para Reitoria e Vice, greve da categoria técnico-administrativa, mobilização de docentes, 60 anos do golpe. Em 27 de agosto publicamos a matéria Começa hoje a consulta pública para a escolha do novo reitor da UFS, apesar de polêmicas.
Em 10 de setembro, a Mangue o texto de ponto de vista Consulta pública da UFS revelou uma universidade viva que deseja e acredita na mudança. Em 16 de outubro, informamos que André Maurício e Silvana Bretas derrotam atual reitor e vão assumir a UFS pelos próximos quatro anos.Mais recentemente,em 27 de fevereiro deste ano, saiu a reportagem Mais uma vez André e Silvana são eleitos e assumem a UFS na segunda semana de março.

Novos pró-reitores
Também ontem, o novo reitor apresentou a relação de novos pró-reitores da UFS: Charles dos Santos Estevam, pró-reitor de Assuntos Estudantis; Eduesley Santana Santos, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Erickson Santos de Alcântara, pró-reitor de Administração; Fernanda Esperidião, pró-reitora de Planejamento; Jailton de Jesus Costa, pró-reitor de Gestão de Pessoas; Josefa de Lisboa Santos, pró-reitora de Extensão; e Marta Élid Amorim Mateus, pró-reitora de Graduação.
André Maurício disse que é grande a responsabilidade que a nova gestão carrega porque foi escolhida por mais de 10 mil integrantes da comunidade acadêmica durante consulta pública. “A universidade nos deu essa confiança. Exatamente 10.102 pessoas que possibilitaram que a gente possa dedicar a vida entendendo que a universidade tem que ser cada vez melhor”.
“Estamos motivados para responder aos anseios da sociedade. Essa é a vida, a nossa vida. Tenho quase 36 anos de universidade e entendo que a história da UFS tem que ser a história da maior e melhor instituição pública do estado de Sergipe, levando ensino de qualidade para a nossa população”, disse o novo reitor.
A vice-reitora eleita lembrou que a UFS desempenha um papel fundamental na transformação do estado. “Os desafios são muito grandes, mas serão enfrentados e, nesse sentido, o engajamento e o comprometimento da comunidade acadêmica serão fundamentais para que os resultados positivos sejam alcançados”. “Nossa proposta é fazer dessa universidade o que ela tem de melhor, que é a produção do conhecimento para pensar a sociedade sergipana, porque, afinal, é ela quem nos subsidia. Os desafios são imensos, sobretudo em relação ao financiamento da universidade, mas temos absoluta certeza que vamos dar o nosso melhor para fazer da UFS uma instituição atenta aos problemas da sociedade”, afirma Silvana Bretas.

O novo reitor André Maurício Conceição de Souza possui graduação em Física pela UFS, com mestrado e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pós-doutorados na Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e na University of Central Florida, nos Estados Unidos. Ele é professor titular, foi vice-reitor, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe.
A nova vice-reitora Silvana Aparecida Bretas é pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tem mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora titular da UFS, onde já foi diretora do Centro de Educação de Ciências Humanas, vice-coordenadora do curso de pós-graduação da Escola de Gestores, diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e chefe do Departamento de Educação.
*Com informações da Ascom da UFS