Em 2024, a Mangue Jornalismo fará sua primeira cobertura eleitoral, acompanhando o pleito municipal em Sergipe. São 75 cidades que, juntas, superam 1,6 milhão de eleitores em um ano emblemático para a democracia brasileira, já que a desinformação, potencializada pelo uso de Inteligência Artificial, será um dos principais problemas.
Foi pensando em contribuir para a transparência nas eleições deste ano que a Mangue decidiu incorporar à sua cobertura dos meses de agosto, setembro e outubro o combate à desinformação eleitoral com foco em Sergipe.
Para isso, estão sendo feitos os últimos ajustes de um consórcio formado pela Mangue e três parceiros para treinamento, identificação e checagem de conteúdo potencialmente desinformativo relacionado às eleições e compartilhado online. Os detalhes sobre o projeto serão informados em breve.
Além do foco em desinformação, o consórcio também se dedicará à produção e publicação de material de educação midiática nas redes sociais para ajudar a população a identificar e verificar conteúdos por conta própria.
A iniciativa agregará à cobertura que a Mangue Jornalismo fará ao longo dos próximos meses para melhor informar seus leitores. Serão entrevistas com candidatos à Prefeitura de Aracaju e de outros municípios importantes para a economia e dinâmica política sergipana, matérias especiais sobre tópicos que figurarão nos planos de governo dos candidatos, investigações sobre irregularidades e crimes eleitorais, além de textos analíticos.
Lembramos que todas as nossas produções são disponibilizadas gratuitamente em nosso site – e isso tem um custo. Para que essas e outras atividades da Mangue sejam realizadas, precisamos do apoio de quem nos acompanha, pois não aceitamos verbas de publicidade de governos, mandatos políticos, empresas ou instituições religiosas. Por isso, reforçamos nossos pedidos de colaboração financeira de qualquer valor.
Também convocamos todos que querem se manter informados a compartilhar suas sugestões sobre o que a Mangue Jornalismo deveria contemplar na cobertura das eleições municipais de 2024 em Sergipe. As sugestões podem ser feitas nos comentários dessa matéria, em nossas contas oficiais em redes sociais (Instagram, TikTok e X) ou por email, clicando aqui.