Pesquisar
Close this search box.

Agenda Mangue Cultural: Forró. Lançamento de livro. Show de MPB. Homenagem à Rita Lee. Pagode Russo. Jazz com Tori e Bagum. Circuito de Choro

ANDRÉ TEIXEIRA, da Mangue Jornalismo

Chegou sexta-feira, 7 de julho e o “forró” não dá trégua, mas tem muito mais além de forró. A Agenda Mangue Cultural apresenta apenas algumas sugestões de atividades. Participem!!!

IMPORTANTE:

1 – A Mangue Jornalismo não recebe e nem pública, em hipótese alguma, anúncio pago, publicidade, nem de governos nem de empresas privadas;

2 – Toda divulgação de eventos da Agenda Mangue Cultural é gratuita;

3 – As informações e dados sobre os serviços das agendas que publicamos são de inteira responsabilidade dos promotores dos eventos. Se você tem alguma sugestão para Agenda Mangue Cultural, envie um e-mail para manguejornalismo@gmail.com.

FORRÓ NA CAPITAL EM TODO MÊS DE JULHO

Quando o ciclo junino acaba, ele continua ecoando em muitos de nós a música dos poetas do cancioneiro nordestino que não teima em sair da mente (a minha é “quem é você pra derrubar meu mungunzá?”), na lembrança sensorial das comidas, e cheiros de fogos e fogueira. Apostando no sucesso do entretenimento junino, o Governo do Estado, algumas prefeituras e outros estenderam os arraiais mês de julho adentro.

Mesmo com Sergipe carecendo de maior atenção em outros setores, vemos com bons olhos e até um sorriso no canto da boca o anúncio pelo Governo do Estado da prorrogação por mais um mês de entretenimento no Arraiá do Povo, com a previsão de mais de 90 atrações, entre shows musicais, grupos folclóricos e quadrilhas, na Orla de Atalaia, como forma de ampliar a divulgação do potencial turístico de Sergipe como o “País do Forró” e de buscar uma “consolidação de políticas públicas voltadas para o setor.”

Entendemos esse aspecto como fundamental para o melhor desenvolvimento das oportunidades de trabalho para músicos e artistas e de todos os envolvidos na cadeia produtiva do setor, como técnicos de luz, de som, roadies, produtores, fotógrafos, etc, sem falar nas vendas do comércio formal e informal da região. Que venha a boa mudança! Aguardamos os chamados para a construção coletiva dessas políticas públicas, ensejando que elas equilibrem os parâmetros nas contratações para o melhor gozo de todos. Como em terra de Milton Friedman não existe almoço grátis, em breve saberemos o preço desse cuscuz.

O QUE? Atrações musicais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos

QUANDO? Durante todo mês de julho, de terça a domingo, a partir das 17h00

ONDE? Arraiá do Povo – Av. Santos Dumont, Orla de Atalaia, Aracaju.

QUANTO? Entrada gratuita.

FORRÓ NO INTERIOR

Algumas prefeituras do interior também estenderam suas celebrações juninas. Nesta sexta, 7, os festejos continuam em Frei Paulo, que realiza a Festejos Juninos 2023; em Tobias Barreto tem forró na sexta e no sábado, o São João da Parceria, na Praça da Bandeira. O município de Telha celebra o evento Festa no Povoado São Pedro com a presença de um dos maiores expoentes do reggae brasileiro, o cantor e compositor Edson Gomes. Duas cidades apresentam eventos de sexta a domingo. Em Poço Verde acontece o São Pedro do Povo e Cumbe realiza o São Pedro de Cumbe 2023.

Horários e programações vocês encontram acessando o site https://www.se.gov.br/calendario ou a página do Instagram das respectivas prefeituras.

SEXTA, 07 – SARAU DE LANÇAMENTO DO LIVRO PISTOLEIRAS

Sarau de lançamento do livro Pistoleiras, da poetisa Missandra Almeida, na Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, a partir das 19h00. Além de recital de poesias, o lançamento contara com apresentação musical da cantora Lari Lima.

O QUE? Lançamento do livro Pistoleiras

QUANDO? Sexta, dia 07 de julho, a partir das 18h00

ONDE?  Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, rua Vila Cristina, 13 de Julho – Aracaju

QUANTO? Entrada gratuita.

DÉBORA DIAMANTINA NA CASA AHO – MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

A cantora, compositora e multi-instrumentista Débora Diamantina apresenta show no formato voz e violão na Casa Aho, a partir das 19h00, tocando vários clássicos da Música Popular Brasileira.

O QUE? Débora Diamantina, voz e violão na Casa Aho

QUANDO? Sexta, dia 07 de julho, a partir das 19h00

ONDE? Rua Francisco Rabelo Leite Neto, 320, Atalaia. Aracaju

QUANTO? Couvert R$ 15,00

HOMENAGEM À RITA LEE – RAQUEL DINIZ E A BANDA O JARDIM ELÉTRICO

A cantora e compositora Raquel Diniz e a banda O Jardim Elétrico apresentam LoveLEE Rita, show tributo à grande revolucionária do rock brasileiro. No repertório, música dos Mutantes a fase rockeira nos anos 1970, à frente do grupo Tutti-Frutti e os sucessos pop da cantora. Ingresso antecipado sai mais barato.

O QUE? Raquel Diniz e O Jardim Elétrico apresentam, LoveLEE Rita

QUANDO? Sexta, dia 07 de julho, a partir das 18h00

ONDE? Café da Gente Sergipana, Aracaju

QUANTO? R$ 40,00 (antecipado via pix) através do contato whatsapp 79 9854-1330.

SÁBADO, 08 – FORRÓ DO PAGODE RUSSO NA CASA DOS MARIONÉTICOS

Com o mote “Forrozeiras e Forrozeiros de todo mundo, uni-vos”, Cristiano Cabral e o bloco Filhos e filhas de Marx, convidam-nos à Casa dos Marionéticos para o Forró do Pagode Russo, “uma festa comunista com poesia, cinema, debate político e muito forróbodó”, a partir das 18h00 do sábado, dia 8, celebrando a “arte, rebeldia, a vida de ousadia revolucionária de Wladimir Pomar e a difusão do cordel por João Firmino.”

Para esta celebração foram convidados o professor Romero Venâncio (UFS), para um bate-papo sobre Revolução Russa e Políticas Culturais, o grupo Baião de 3 + Uma, para tocar forró, xote, xaxado e baião e o “encontro dos poetas/isas populares nordestinas/os e os rebeldes soviéticos/as.”

O QUE? Forró do Pagode Russo

QUANDO? 08 de julho, a partir das 18h00

ONDE? Casa dos Marionéticos, rua Castro Alves 37, conj. Inácio Barbosa (na praça que fica próxima à Confraria do Cajueiro) – Aracaju QUANTO? Entrar em contato pelo Instagram @marioneticos.

TORI + BAGUM NA RECICLARIA

Dia 8 de julho a cantora e compositora Tori e a banda de jazz soteropolitana BAGUM se apresentam no palco árvore da Reciclaria Casa de Artes, com participações de João Mário, Sandy Alê e Beatriz Linhares. Tori apresenta o show do seu álbum ‘Descese’, lançado em 2022, produzido por Bem Gil, Domenico Lancellotti e Bruno Dilullo.

O QUE? Tori + Bagum na Reciclaria

QUANDO? 08 de julho, a partir das 16h00

ONDE? Reciclaria – Av. Sen. Júlio César Leite, 97 – Aeroporto, Aracaju

QUANTO? Entrar em contato pelo Instagram @marioneticos.

DOMINGO, 09 – CIRCUITO CHORO EM MOVIMENTO

Iniciado em 1985 pelo radialista Tadeu Cruz, o programa Domingo no Clube é o mais antigo programa de rádio dedicado ao Chorinho no Brasil, no ar há 38 anos. Hoje continuado por seu filho, Sérgio Thadeu, todos os domingos das 10 às 12h00 pela Aperipê FM. Como forma de ampliar a promoção desse gênero musical em Aracaju, Sérgio iniciou o projeto Choro em Movimento, que promove neste domingo a apresentação musical da cantora Silvina do Chorinho Os Chorões, grupo formado por Difan, Oliveira, Rivaldo, Tabaréu e Iran. A apresentação será no Boteco Tô Chegando.

O QUE? Circuito Choro em Movimento

QUANDO? 09 de julho, às 13h00

ONDE? Boteco Tô Chegando, na Rua Osvaldo Torres, 135 – Pereira Lobo

QUANTO? Informações sobre compra de ingressos pelo fone (79) 99804-4418.

SEGUNDONA DA RUA DE SÃO JOÃO

Ainda dentro da programação de continuidade do forró pelo mês de julho promovida pelo Governo, se apresentam na rua de São João a partir das 18h00 o Trio Século XX, Quadrilha São Bento e Gilvan Lima do Forró.

O QUE? Segundona da Rua de São João

QUANDO? 10 de julho, a partir das 18h00

ONDE? Rua de São João, Bairro Industrial, Aracaju.

QUANTO? Gratuito. Mais informações: https://www.instagram.com/governosergipe

Isso aqui é importante!

Fazer jornalismo independente, ousado e de qualidade é muito caro. A Mangue Jornalismo só sobrevive do apoio das nossas leitoras e leitores. Por isso, não temos vergonha em lhe pedir algum apoio. É simples e rápido! Nosso pix: manguejornalismo@gmail.com

Deixe seu comentário:

Assine a Catado da Mangue Jornalismo agora mesmo!

Digite seu endereço de e-mail para receber a nossa newsletter gratuita.

Revista Paulo Freire

Todo mês, uma nova edição.

Compartilhe a reportagem

Pular para o conteúdo