ABERTURA DA MOSTRA MATERNIDADE REAL

Neste sábado (3) tem início a 4ª edição da Mostra Maternidade Real, que será realizada de forma presencial ou remota, em Aracaju, São Cristóvão e Lagarto durante todo mês de maio, com bate-papos, exibições de filmes, lançamento de livro, oficinas e exposição.
A abertura será com a exposição ‘Corpo-Mãe’, que reúne “um acervo sensível de fotografias, esculturas, pinturas e obras em técnicas mistas que exploram os universos particulares e coletivos da experiência materna, das artistas Elisa Elsie, Tatiane Costa, Emanuelle Oliveira, Mariana Feitosa, Gabi Etinger e Kaipora (Jéssica Caribé).
Acontecerá também uma sessão de autógrafos do livro ‘À deriva’ de Lila Arévalo com fotografias de Victória Araújo, a palestra ‘Uma dimensão política da maternidade’ com Fontel, e a estreia do filme ‘A culpa é da mãe’, que reúne mulheres para ouvir as histórias que normalmente ficam nos bastidores da maternidade. No domingo (4) ocorre a Oficina Retratos de si: quantas de mim em mim mesma? com Luciana Oliveira e Taylane Cruz,no bairro Tijuquinha, em São Cristóvão.
De acordo com as idealizadoras, as cineastas Dominique Mangueira, Luciana Oliveira e Manoela Veloso Passos, a Mostra foi criada “por mães para mães, com o objetivo de refletir, celebrar e compartilhar as muitas faces da maternidade através de filmes, motivadas por uma insatisfação com a pouca representatividade de maternidades diversas sem romantização, e para ir de encontro com representações que provocam inseguranças, sofrimentos dos mais diversos tipos, disseminadas pela grande mídia.”
A produção informa que “para que as mães possam vivenciar a Mostra com tranquilidade, durante os dias 3, 4 e 17 de maio, haverá um espaço para acolher e receber as crianças, com atividades como contação de histórias, brincadeiras com bolhas de sabão, desenhos e sessão de filmes, guiadas pelas profissionais Edênia Hora e Leila Cristina.” A programação completa no site do evento: https://www.mostramaternidadereal.com/.