Artistas em Sergipe participam do podcast infanto-juvenil “O Jardim: histórias contadas pela natureza”

Está no ar a jornada emocionante de uma família migrante que ocupa uma casa abandonada. O Jardim: histórias contadas pela natureza” é uma antologia em formato de podcast infantojuvenil que aborda os conflitos entre humanos e natureza pelo espaço de uma casa e um jardim.

Em seis episódios, lançados às quintas-feiras, a série aborda as interações entre a família – formada pela Mãe, a Abuela, a menina Titina e o bebê Beicinho – e os elementos da natureza que a cercam, convidando a refletir e estimular conversas sobre coexistência pacífica, mundo mais que humano, diversidade.

Em “O Jardim: histórias contadas pela natureza”, a flora e a fauna ganham voz para narrar as descobertas da família em sua nova casa. A mangueira Frondosa, as Aleluias (cupins alados) e a Morcegona são alguns dos personagens que conduzem cada episódio semanal, revelando como a convivência, por vezes tensa, com os seres vivos do quintal ressignifica as percepções da família sobre o desconhecido, ampliando suas visões sobre identidade e pertencimento.

Diane Veloso e Rita Maia (Crédito Divulgação)

No 1º episódio, lançado em abril, “Aleluias”, os cupins são inicialmente percebidos como uma ameaça, mas a família e os ouvintes irão descobrir o fascinante mundo de colaboração e beleza do reino desses pequenos insetos.

No 2º episódio, uma teimosa ora-pro-nóbis deseja se enroscar na cadeira de rodas da menina Titina para passear por dentro da casa, mas percebe que pode ajudá-la a realizar o sonho de subir numa árvore.

Elenco sergipano

Euler Lopes, Isabel Santos e Pedro Cazoy (Crédito Divulgação)

A audiossérie foi gravada em Aracaju, no Estúdio Orí, com atrizes e atores locais, como Isabel Santos, Rita Maia e Diane Veloso, com preparação de vozes da escritora e dramaturga Euler Lopes. Mixagem, trilha sonora e consultoria de roteiro foram realizadas pela produtora de áudio Todo Canto, em São Paulo. 

“O Jardim: histórias contadas pela natureza” é um dos cinco projetos desenvolvidos nas oficinas do projeto Tertúlias de Ficção, realizadas em 2024 pelo Instituto Toriba, com apoio do IRIS – Story for Impact, reunindo artistas e ativistas de vários países latinoamericanos.

Durante uma série de encontros virtuais que envolveram teoria, investigação audiovisual e exercícios de escrita criativa conduzidos pela roteirista Camila Agustini e pelo produtor criativo Zico Góes, os criadores e roteiristas do podcast – Andressa Vianna, Euler Lopes, Magno Borges e Sansara Buriti –, exploraram possibilidades de usar a ficção para a promoção da justiça socioambiental e a construção de novos imaginários sobre o futuro.

A série já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de áudio.

Compartilhe:

Isso aqui é importante!

Fazer jornalismo independente, ousado e de qualidade é muito caro. A Mangue Jornalismo só sobrevive do apoio das nossas leitoras e leitores. Por isso, não temos vergonha em lhe pedir algum apoio. É simples e rápido! Nosso pix: manguejornalismo@gmail.com

Deixe seu comentário:

CATADO DA MANGUE

Receba de graça as reportagens

Ir para o conteúdo